O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até o dia 22 de setembro de 2025 o prazo para que os municípios e o Distrito Federal respondam ao Levantamento Retrato da Educação Infantil 2025. A decisão foi tomada após instabilidades registradas no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), a fim de assegurar que todos os gestores tenham tempo adequado para o preenchimento do questionário.
O levantamento deve ser respondido pelo secretário municipal de educação ou por pessoa formalmente designada. O questionário, com tempo médio de preenchimento de 30 minutos, é aplicado em todos os 5.571 municípios brasileiros e está estruturado em cinco blocos temáticos. Seu objetivo é subsidiar diagnósticos e políticas públicas voltadas à educação infantil, contemplando crianças de 0 a 5 anos.
A iniciativa está em consonância com a Lei nº 14.851/2024, que instituiu mecanismos para identificar e divulgar a demanda por vagas na educação infantil, fortalecendo a gestão educacional e o planejamento municipal nessa área estratégica.
O presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Anderson Sousa, destacou a relevância do levantamento para o fortalecimento das políticas públicas no Amazonas. “A AAM reforça a importância do engajamento de todos os municípios nesse processo. Esse levantamento é essencial para garantir que a educação infantil seja planejada de forma eficiente, assegurando melhores condições para nossas crianças e mais instrumentos de gestão para prefeitos e secretários municipais”, afirmou.
As informações são da área de Educação do Núcleo Técnico da AAM. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail educacao@aam.org.br.


