Os municípios do Amazonas receberam, ontem (23), mais de R$ 175,9 milhões em repasses de ICMS, conforme listagem de rateio da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM). O valor corresponde ao período de arrecadação de 15 a 19 de junho de 2026 e integra a transferência constitucional destinada às administrações municipais.
De acordo com o relatório, o valor bruto total repassado foi de R$ 175.980.930,53. Desse montante, R$ 35.196.186,09 foram destinados ao Fundeb, resultando em R$ 140.784.744,44 de valor líquido aos municípios. A arrecadação total considerada no período foi de R$ 703.923.722,12.
Entre os maiores valores brutos repassados estão Manaus, com R$ 109.272.930,27; Presidente Figueiredo, com R$ 7.497.199,44; Coari, com R$ 4.496.742,17; Itacoatiara, com R$ 3.400.303,53; Parintins, com R$ 2.370.639,11; Manacapuru, com R$ 2.363.599,88; Maués, com R$ 1.954.268,24; e Tefé, com R$ 1.744.850,93.
A Associação Amazonense de Municípios (AAM) acompanha os repasses constitucionais e reforça a importância desses recursos para o planejamento financeiro das gestões municipais. Os valores contribuem para a manutenção de serviços públicos essenciais e para o custeio de áreas como educação, saúde, infraestrutura, assistência social e administração pública.
A AAM segue orientando os gestores por meio do Núcleo Técnico, com apoio na leitura dos dados, acompanhamento dos repasses e esclarecimento de dúvidas relacionadas às receitas municipais.
As informações são da área de Finanças do Núcleo Técnico da AAM. Dúvidas: financas@aam.org.br.



