
O Governo do Amazonas, em parceria com a WWF-Brasil, o Instituto E+ e o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), com apoio da Associação Amazonense de Municípios (AAM), realizará nesta terça-feira (12/03) o Seminário “O papel dos municípios na transição energética do Amazonas – eletricidade, transporte e economia”. O evento acontece no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, das 8h às 17h30min.
O seminário tem como objetivo debater os desafios e as oportunidades para os municípios do Amazonas na transição para uma matriz energética mais limpa, eficiente e sustentável. Os temas abordados incluem os potenciais energéticos locais, a eficiência energética na gestão pública, o acesso equitativo e de qualidade à energia e as fontes de financiamento para novas economias a partir da cadeia energética.
O evento é voltado para prefeitos, gestores públicos, pesquisadores e demais interessados no tema. A abertura contará com a presença do presidente da AAM, Anderson Sousa, que representará os municípios do Amazonas e destacará a importância do seminário para o desenvolvimento regional.
Também estarão presentes o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama), Aluizio Barbosa, o secretário-executivo do WWF-Brasil, Mauricio Voivodic, o coordenador do Instituto E+, Roberto Kishinami, o diretor-executivo do IEMA, André Ferreira, e representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD).
Segundo Aluizio Barbosa, o seminário segue a orientação do governador Wilson Lima, que estabeleceu a transição energética como uma das prioridades do Estado, em consonância com a Lei Nº 5.350/2020, que incentiva o uso de fontes renováveis de energia e a eficiência energética nos órgãos públicos.
“O seminário é uma oportunidade para discutir e compartilhar experiências e soluções para os municípios do Amazonas, que têm um enorme potencial para gerar e consumir energia de forma mais limpa, eficiente e sustentável, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região”, afirma.
O seminário será transmitido ao vivo, através da plataforma zoom, transmitida pela AAM, e contará com a participação do público por meio de perguntas e comentários. Durante a tarde, serão realizadas mesas-redondas para discutir as dificuldades e as necessidades específicas de cada município na transição energética.
Assista online através desse link