O presidente da Associação Amazonense de Municípios, Anderson Sousa, recebeu na manhã desta quarta-feira (17), na instituição municipalista, o Coordenador Geral dos Direitos Sociais Indígenas, do Departamento de Promoção da Política Indigenista, do Ministério dos Povos Indígenas, Jecinaldo Sateré Cabral.
O objetivo do encontro, a pedido da Ministra dos povos Indígenas, Sônia Guajajara, foi ampliar o diálogo com os estados e municípios, para que, possam avançar na questão da gestão dos territórios indígenas e no fortalecimento da política indigenista.
Segundo Jecinaldo é preciso colocar o Amazonas no lugar que ele merece. “O prefeito de Manaus já manifestou o interesse em criar a secretaria municipal de assuntos indígenas na capital. Pelo estado nós temos uma fundação, portanto precisamos unificar os poderes em prol dos povos indígenas para o fortalecimento da temática”, afirmou o Coordenador Geral dos Direitos Sociais Indígenas, do Departamento de Promoção da Política Indigenista, do Ministério dos Povos Indígenas, Jecinaldo Sateré Cabral.
Foi solicitado ao presidente da AAM, a viabilização da unificação de gestores no Amazonas, em prol dos povos indígenas. “Podemos fazer essas tratativas em todos os municípios, inclusive, fazer um termo de cooperação. Nós podemos sim fazer de forma conjunta, verificar o potencial de cada um para avançarmos ou recuarmos. Nos colocamos a disposição”, disse Anderson Sousa, presidente da AAM.
Redação: Elane Castro
Edição: Vanessa Campelo