
O presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Anderson Sousa, esteve presente na manhã desta quinta-feira (13) no 2º Workshop de Regionalização dos Serviços de Saneamento Básico, realizado no Palácio Rio Negro. O evento reuniu autoridades, gestores municipais e especialistas para discutir soluções e avanços no setor de saneamento básico no Amazonas.
A iniciativa foi promovida pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (COSAMA), da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDURB), em parceria com a Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace).
Durante o encontro, foram compartilhadas informações sobre a implementação da Microrregião de Saneamento Básico (MRSB), a estrutura do Regimento Interno provisório da autarquia e as estratégias para garantir o cumprimento das metas de universalização dos serviços até 2033, conforme o prazo estabelecido pelo Marco Legal do Saneamento.
O governador Wilson Lima reforçou a importância da união com os municípios para avanços no setor, principalmente nos serviços de tratamento de água e coleta de esgoto. Ele destacou as medidas adotadas pelo Governo do Amazonas para fortalecer o saneamento, resultando na melhoria da qualidade de vida, bem-estar e saúde da população.
“Quando se fala de saneamento básico é um desafio porque pouca gente consegue ver o resultado a curto prazo e carece de um investimento muito significativo. Nós temos muita clareza que, com o passar do tempo, o saneamento é fundamental e está intrinsecamente relacionado à qualidade de vida das pessoas, tendo um efeito imediato na questão da saúde”, afirmou o governador Wilson Lima.
O presidente da AAM, Anderson Sousa, destacou o impacto positivo da regionalização do saneamento para os municípios. “O saneamento básico é uma questão essencial para a saúde pública e o desenvolvimento dos nossos municípios. Com essa nova estruturação e a união de esforços entre Governo do Estado e prefeituras, poderemos garantir que a população tenha acesso a água tratada e serviços de esgoto de qualidade. Isso reflete diretamente na melhoria da qualidade de vida e na redução de doenças”, afirmou Sousa.
O evento contou com a participação de prefeitos do interior e representantes de todos os municípios do Amazonas. Entre os presentes estavam o diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam), Ricardo Lasmar; o procurador do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Ruy Marcelo Alencar; o defensor público geral do Amazonas, Rafael Barbosa; e o presidente da AAM, Anderson Sousa.
Também marcaram presença os prefeitos: Marcos Martins (Uarini), Gerlando Lopes (Lábrea), Socorro Nogueira (Rio Preto da Eva), Edir Castelo Branco (Maraã), Paulino Grana (Silves), Darlan Taveira (Barreirinha), Leôncio Tundis (Urucurituba) e Augusto Ferraz (Iranduba).
Novo modelo de saneamento
O novo modelo para regionalização do saneamento básico, a Microrregião de Saneamento Básico (MRSB), está alinhado ao Marco Legal do Saneamento e tem a meta de, até 2033, atender 99% da população com água potável e 90% com coleta e tratamento de esgoto.
A MRSB é uma autarquia criada pela Lei Complementar nº 272/2025, sancionada pelo governador Wilson Lima no último dia 9 de janeiro. O workshop teve como objetivo compartilhar com prefeitos, representantes de municípios e outros atores envolvidos as informações sobre a implementação do novo modelo, bem como o Regimento Interno provisório da MRSB, elaborado pelo Estado.
O Workshop representa um passo significativo para a modernização e ampliação dos serviços de saneamento nos municípios amazonenses, promovendo maior qualidade de vida e desenvolvimento sustentável para as comunidades.