O presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Anderson Sousa, esteve nesta quarta-feira (8), com o governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, participando da apresentação do plano de implantação do Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP), que deve ser totalmente implantado até o primeiro semestre de 2024.
Inicialmente, o grupamento atenderá 21 municípios que, atualmente, representam 92% dos registros de focos de calor no estado. De acordo com governo, o planejamento que integra as ações do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental já prepara o Amazonas para enfrentamento de ocorrências futuras, especialmente ligadas aos fenômenos climáticos que, de acordo com especialistas, devem se tornar cada vez mais comuns ao longo das próximas décadas.
“Precisamos de ações efetivas como esta, de ações preventivas também. O povo do interior sofre muito, daqui a pouco teremos uma cheia que deve trazer inúmeros prejuízos a população e precisamos estar preparados”, destacou Anderson Sousa, presidente da AAM.
O projeto, coordenado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), prevê aporte de R$ 23,7 milhões para aquisição de veículos e equipamentos para estruturação de unidades operacionais. O valor será destinado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública.