O presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), prefeito de Manaquiri e vice-presidente para a Região Norte da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Jair Souto, esteve hoje (05) em Brasília, participando da “Mobilização Municipalista”, evento que defende a pauta dos municípios.
Presidente da AAM, Jair Souto ressaltou a importância de que o Congresso Nacional tenha lucidez nas votações das pautas, de forma a não inviabilizar os Municípios, especialmente os pequenos. Isso porque dezenas de medidas federais, dos Três Poderes, aumentam as despesas das gestões locais e reduzem receitas, gerando impacto de mais de R$ 73 Bilhões ao ano. “O exercício da função pública deve ser responsável. O modelo federativo brasileiro está em frangalhos, com a imposição de uma agenda financeira impraticável aos municípios.
O líder municipalista, ainda destacou que, quando se refere a responsabilidade, destaca que se essas perdas ocorrerem, os serviços públicos, que precisam melhorar, vão fazer o oposto: piorar muito. " Também teremos muitas demissões nas prefeituras, uma vez que não poderemos descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF”, desabafou Jair Souto.
Como saldo positivo da mobilização, a Diretoria da CNM se reuniu com o Presidente Jair Bolsonaro e obteve o compromisso do presidente de apoio à PEC 122/15, que impede a imposição de despesas da União aos outros entes federativos.
Fotos: Portal CNM