O presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM) e prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa, participou do Encontro Municipalista da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), nesta terça-feira (13), na sede da confederação, em Brasília (DF).
A reunião do Conselho Político da CNM teve como objetivo debater pautas prioritárias, como o piso salarial da enfermagem que é uma das grandes preocupações atuais dos gestores municipais, a PEC 25/2022 que aumenta o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 1,5%, com estimativa de R$10,5 de arrecadação e garante o financiamento permanente do piso da enfermagem pelos municípios. Outras pautas foram debatidas como foi o PLP 139/2022, CENSO, Previdência e a licença maternidade com projeto que assegura a todas as mulheres na condição de agentes políticas-prefeitas, vereadoras, governadoras, deputadas estaduais ou federais, senadoras, secretárias, ministras de Estado e presidente da República- o direito ao gozo de licença –gestante, férias remuneradas e 13 salário.
“Essas pautas prioritárias, são demandas que mudam a vida das pessoas e esse é o nosso compromisso, solucionar as demandas que nos são apresentadas, para que, assim, possamos avançar cada vez mais”, destacou o presidente da AAM e prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa.
Amanhã (14), a reunião segue com o presidente do senado, o presidente da Câmara, e o presidente Luís Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.