Tirar pacientes da fila do Sistema de Regulação Médica do Estado é o objetivo de um projeto ousado da Prefeitura do Careiro, que vem mudando a realidade de quem espera na fila do SISREG para dar andamento ao seu tratamento de saúde. O município, localizado a cerca de 112 km de Manaus, nos últimos anos vem se tornando referência de saúde no Amazonas e grande esperança daqueles que aguardam por cirurgias de média complexidade há muito tempo.
Através dos mutirões de cirurgias, esses pacientes têm a oportunidade de realizar os procedimentos cirúrgicos. Já foram realizadas mais de 700 cirurgias eletivas, além das consultas com especialistas que se tornaram rotina na rede municipal de saúde, com pelo menos 15 profissionais, desde gastroenterologistas até neurologistas. Mas não para por aí. Graças à busca ativa, outro problema foi identificado, desta vez em algumas mulheres da cidade que sofrem com dores nas costas e outros problemas decorrentes das chamadas mamas gigantes. O tratamento, na maioria das vezes, só pode ser feito pela rede particular, com a cirurgia girando em torno de 30 mil reais.
Porém, para 20 mulheres da cidade, a espera acabou. A Prefeitura realizou nos dias 20 a 22 de março, o 1º mutirão de mamoplastia redutora, sendo uma iniciativa corajosa da Gestão, pois segundo dados do DATASus, o Estado em 2023 realizou somente 7 procedimentos deste tipo. Com o Médico Cirurgião Plástico Dr Gustavo Liano, nesta primeira fase, 10 mulheres já foram operadas, relatando a alegria em poder realizar a mamoplastia sem precisar sair de sua cidade e tendo todo o amparo da rede local de saúde.
O Prefeito Nathan Macena reafirmou seu compromisso com a saúde e falou da importância de oferecer aos moradores de Careiro uma saúde completa e de qualidade. As cirurgias são realizadas no Hospital Deoclécio dos Santos, que foi totalmente reestruturada, possibilitando a realização desse e de outros procedimentos cirúrgicos. Ainda em abril, serão realizados novos mutirões de cirurgias, reafirmando o compromisso da Prefeitura com a saúde Careirense.
Redação e fotos publicação: ASCOM PREFEITURA DO CAREIRO