O presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Anderson Sousa e prefeitos dos municípios do Amazonas, estão em Brasília, para a grande mobilização municipalista das prefeituras, que acontece nos dias 3 e 4, em busca de avanços importantes.
O objetivo é apresentar a crise financeira pela qual os municípios estão sendo afetados, gerando desassistência a população. “Do jeito que estamos caminhando, será impossível evitarmos demissões, continuarmos oferecendo o mesmo número de serviços públicos, dando conta de tantas demandas, a conta não fecha”, afirmou o presidente da AAM e prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa.
Segundo Anderson Sousa a manutenção das políticas públicas depende dos repasses das verbas, que ao invés de aumentar vem diminuindo. “A cada ano que passa os preços de tudo aumentam, temos demandas maiores e agora com uma perda de 37%. Por isso estamos unindo forças pelo bem-estar de todos”, disse Anderson Sousa.
FPM
O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é a maneira como a União (Governo Federal) repassa verbas para os municípios brasileiros, cujo percentual, dentre outros fatores, é determinado principalmente pela proporção do número de habitantes estimado anualmente pelo IBGE.
O FPM é composto de 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).