Institucional
Prazo para indicações de emendas parlamentares de 2025 vai até 30 de abril
Gestores municipais devem reforçar articulação com parlamentares para garantir recursos federais para suas cidades
Gestores municipais devem reforçar articulação com parlamentares para garantir recursos federais para suas cidades
Começou no dia 16 de abril o prazo para que deputados federais e senadores realizem o registro das indicações de emendas parlamentares individuais ao Orçamento da União de 2025. As indicações devem ser formalizadas até o dia 30 de abril, por meio do Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (SIOP), do Governo Federal.
A Associação Amazonense de Municípios (AAM) reforça a importância deste momento para que os prefeitos e prefeitas do Amazonas intensifiquem o diálogo com seus representantes no Congresso Nacional. As emendas parlamentares são instrumentos essenciais para o financiamento de ações em áreas como saúde, educação, infraestrutura, assistência social, agricultura e meio ambiente, entre outras.
O presidente da AAM, Anderson Sousa, destaca o papel da entidade no apoio aos gestores neste processo: “A AAM está ao lado dos prefeitos e prefeitas na luta por mais recursos e autonomia. Seguiremos trabalhando incansavelmente por um Amazonas mais justo e fortalecido”, afirmou.
A AAM orienta os municípios a apresentarem projetos estruturados e com potencial de impacto direto na melhoria da qualidade de vida da população. A equipe técnica da associação está à disposição para prestar apoio e esclarecimentos aos gestores interessados.
Próximos passos
Após o encerramento do prazo no SIOP, as indicações seguem para análise e consolidação no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2025), que será encaminhado ao Congresso Nacional. Por isso, o momento atual é decisivo para garantir espaço no orçamento federal e atrair investimentos para os municípios do Amazonas.
Foto publicação: Roque de Sá/Agência Senado