A Associação Amazonense de Municípios (AAM) manifesta pesar pelo falecimento, aos 83 anos, do ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, ocorrido neste domingo (12), em São Paulo, onde estava internado desde o Natal.
Amazonino Armando Mendes nasceu em Eirunepé, interior do Amazonas, em 16 de novembro de 1939. Formou-se em direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e fez longa carreira política dentro do estado atuando quatro vezes como governador do Estado, uma vez como senador e três vezes como prefeito de Manaus.
Amazonino criou o polo graneleiro de Itacoatiara (AM) e a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás). Implantou também o programa denominado Terceiro Ciclo, destinado a promover o desenvolvimento do interior do estado através da produção de grãos. Criou a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em 2001, e no mesmo mandato intensificou a construção de escolas e postos de saúde pelo estado.
Amazonino sempre foi um grande parceiro de todas as prefeituras e municipios do interior, colocando-os sempre sob grande atenção em seus governos. Foi, sem dúvida, responsável por grandes avanços do nosso estado e pela melhoria de vida da nossa população.
Nossas condolências a todos os familiares, amigos e admiradores deste grande político amazonense.