Institucional
Nota as casas legislativas na região Amazônica
Nota do Presidente da Associação Amazonense de Municípios, Jair Souto
Nota do Presidente da Associação Amazonense de Municípios, Jair Souto
"É muito difícil executar políticas públicas na região amazônica, mas, estamos numa época em que nossa sociedade precisa profundamente do Poder Público. É preciso deixar para trás a guerra de versões, onde se defende ou se critica os poderes executivos conforme seu alinhamento ou não com o gestor local. O cenário atual ainda demanda esforços no enfrentamento à pandemia, à inflação e a trágica concentração de riquezas nas mãos de poucos, especialmente no Amazonas.
O Poder Legislativo têm ajudado muito os municípios do Amazonas, através de audiências públicas, debates, proposições e apoio político. Como exemplo, podemos citar a articulação para o incremento da fatia a ser destinada aos municípios do FTI. O Executivo Estadual propôs 10% e os municípios solicitaram um percentual superior. Depois de muito debate, através da articulação da casa legislativa, aumentamos os valores a serem repassados aos municípios em 50%, atingindo 15% do total do fundo. Não conseguimos a totalidade do que almejávamos, mas o crescimento do percentual só foi possível porque a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas buscou o consenso possível para o momento.
Quando afirmo que a ALEAM deve ser um espelho para as demais casas legislativas, destaco que os seus membros optaram por fazer uma distribuição igual dos recursos do FTI, independentemente de suas bases eleitorais. Essa é uma atitude de grandeza!
É exatamente isso que nós, prefeitos, e vocês, legisladores, precisamos valorizar: o interesse coletivo, a grandeza institucional e política. A ALEAM tem um papel fundamental também no desenvolvimento das leis e das casas legislativas do interior.
Obrigado, Senhores Deputados, por nos ampararem nos momentos de dificuldade! Continuamos a contar com essa casa. É nela que depositamos nossas esperanças de dias melhores para o interior."
Jair Souto
Presidente da Associação Amazonense de Municípios