Assistência Social
Mulheres vulneráveis podem participar de cursos gratuitos para geração de renda
São 10 mil vagas por estado para capacitação em empreendedorismo, educação financeira, marketing digital e beleza
São 10 mil vagas por estado para capacitação em empreendedorismo, educação financeira, marketing digital e beleza
Proposto pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SNPM) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Projeto-piloto Qualifica Mulher nasceu para proporcionar às mulheres condições de trabalho digno e oportunidades de projeção econômica e social e o seu bem-estar. O projeto foi instituído por meio das portarias PORTARIA Nº 3.175, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2020 e a portaria alterada PORTARIA Nº 590, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2021 e conta com três eixos: capacitação, empreendedorismo e articulação em rede.
O projeto visa formar uma rede de parcerias com o poder público federal, estadual, distrital e municipal, entidades e instituições privadas, para fomentar ações de qualificação profissional, trabalho e empreendedorismo, para geração de emprego e renda para as mulheres em situação de vulnerabilidade social. Serão atendidas, prioritariamente, mulheres que possuam renda mensal de até um salário mínimo e meio, que estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental e/ou médio, ou que não tenham escolaridade. São 10 mil vagas por estado para capacitação em empreendedorismo, educação financeira, marketing digital e beleza.
São objetivos do projeto:
I) promover ações que contribuam para o reconhecimento e a valorização dos direitos e da cidadania das mulheres; e
II) aumentar a capacidade de empregabilidade das mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social, por meio da educação profissional e empreendedorismo, com vistas a sua inserção no mundo do trabalho.
Por meio da rede de parceiros, podem participar instituições do poder público federal, estadual, distrital e municipal, organização da sociedade civil e instituições privadas com fins lucrativos.
O Projeto Qualifica Mulher é executado por meio de três eixos:
I. Qualifica Capacita – qualificação e capacitação profissional;
II. Qualifica Empreende – capacitação para o empreendedorismo; e
III. Qualifica Concretiza – caminho à empregabilidade e incentivo ao microcrédito para empreendedoras.
As ações do Projeto-piloto Qualifica Mulher contemplarão as seguintes iniciativas, sem prejuízo de outras ações cabíveis:
I) Ofertar cursos de qualificação profissional em modalidade presencial ou a distância;
II) Realizar oficinas de orientação profissional, educação financeira e empreendedorismo;
III) Disponibilizar materiais informativos, em formato impresso ou eletrônico, com foco na formação e qualificação da mulher;
IV) Promover campanhas e eventos de sensibilização e formação; e
V) Incentivar a criação de rede de parceiros para apoio na inserção da mulher no mundo do trabalho.
A iniciativa — do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) em parceria com a Associação Aliança Empreendedora (AE) — pode ser implantada pela gestão municipal. Caso o Ente local deseje conhecer melhor a ação, ele pode entrar em contato pelo qualificamulher@mdh.gov.br
Outros Contatos:
Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres
Departamento de Política das Mulheres e Relações Sociais
Edifício Sede II do Banco do Brasil, Setor Bancário Sul, Quadra 2 Bloco H Lote 8 – 8º andar
(61) 2027 - 3637
Email:dpmrs@mdh.gov.br
Saiba mais em: