A Associação Amazonense de Municípios (AAM), realizou ontem (16), o evento “Ações de enfrentamento à estiagem e as queimadas”, no auditório Floriano Pacheco, na Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), em parceria com o governo federal e o governo do estado.
Na cerimônia foram assinadas duas portarias, que disponibilizam recursos do Ministério da Saúde, para o atendimento da população como parte das ações de enfrentamento à estiagem e incêndios em municípios do Amazonas. O pedido de ajuda financeira no valor de 100 milhões de reais aconteceu na reunião do dia 04 de outubro no ministério da saúde, em Brasília e contou com a presença de 30 prefeitos e dos deputados federais Átila Lins, Silas Câmara e Fausto Júnior. O plano de distribuição dos recursos foi planejado pelas equipes da Associação Amazonense de Municípios (AAM) e Ministério da Saúde (MS), o repasse será feito direto do MS as prefeituras.
A primeira portaria assinada, no montante de R$225Mi (Duzentos e vinte e cinco milhões de reais), estabelece recursos financeiros do bloco de manutenção e serviços públicos de saúde – grupo de atenção especializada a ser disponibilizado aos municípios do estado do Amazonas. Na segunda portaria, um montante de R$8Mi, que estabelece a transferência de recursos financeiros do bloco de manutenção das ações e serviços públicos de saúde- grupo de atenção primária e parcela única aos municípios do estado do Amazonas, em situação de emergência decorrente do desastre classificado como estiagem, em virtude do severo período de vazante dos rios no ano em curso, que beneficiará três municípios.
Além da Ministra da Saúde e sua comitiva, estiveram presentes no evento diversas autoridades como o governador do estado, Wilson Lima, Senador Omar Aziz, Deputados Federal Silas Câmara, Saulo Viana e Amon Mandel, Deputado estadual Sinésio Campos, o presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cidade, o prefeito de Manaus, David Almeida, o Presidente da Associação Amazonense de municípios e prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa, prefeitos, vereadores e secretários do interior do estado.