
Estão abertas até o dia 30 de março as inscrições para a 6ª edição do Prêmio de Turismo Maria Helena Fonsêca, promovido pelo Laboratório do Curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Labotur/UEA). Este prêmio tem como objetivo reconhecer e premiar projetos inovadores que contribuam para a sustentabilidade e o desenvolvimento do turismo no Amazonas.
Criado em 2016, o Prêmio de Turismo Maria Helena Fonsêca visa integrar ciência, inovação e turismo, destacando iniciativas que protejam e promovam os ecossistemas e a biodiversidade do estado. A partir da 5ª edição, os critérios de avaliação passaram a incluir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, ampliando a abordagem do prêmio para uma perspectiva mais ampla e integrada de sustentabilidade no setor turístico.
O prêmio contempla duas categorias:
· IDEIAS E SOLUÇÕES PARA INSTITUIÇÕES OU EMPRESAS DO SETOR DE TURISMO.
· IDEIAS E SOLUÇÕES PARA DESTINOS OU ATRATIVOS TURÍSTICOS.
Em ambas as categorias, serão premiadas ‘Ideias e Soluções’ inovadoras, criativas e alinhadas ao desenvolvimento sustentável. As propostas devem ser viáveis para implementação por órgãos do setor público, empresas, organizações do terceiro setor ou associações comunitárias, com o objetivo de melhorar serviços, destinos ou atrativos turísticos no estado do Amazonas.
Serão aceitas propostas de diversas áreas do conhecimento, como governança, tecnologia, sustentabilidade, promoção e marketing, inovação, empreendedorismo, acessibilidade, mobilidade e transporte, criatividade, entre outros temas relacionados ao setor turístico.
O Prêmio de Turismo Maria Helena Fonsêca é uma homenagem à professora Maria Helena de Souza Fonsêca, que dedicou 50 anos de sua carreira ao desenvolvimento do turismo no Amazonas. Com uma trajetória acadêmica e profissional marcante, a professora atuou na Universidade do Estado do Amazonas desde 2002, formando profissionais e fortalecendo a conexão entre o setor acadêmico e o trade turístico. Além de sua importante contribuição no âmbito acadêmico, Maria Helena foi uma das principais figuras na promoção do turismo amazonense no setor privado.
Para Anderson Sousa, presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), o prêmio é uma excelente oportunidade para destacar o potencial turístico dos municípios do Amazonas. “O turismo é um dos pilares para o desenvolvimento econômico do estado. Premiar iniciativas inovadoras que fortalecem esse setor é essencial para fomentar a sustentabilidade e o crescimento de nossos municípios. Incentivamos todos os gestores municipais, especialmente os secretários de cultura e turismo, e os empreendedores a participarem dessa edição”, destacou.
As inscrições estão abertas até 30 de março, e podem ser realizadas através do link: Inscrições - 6º Prêmio Maria Helena Fonsêca.
Para mais informações sobre o processo seletivo, consulte os canais oficiais do Labotur/UEA.