Com o objetivo de gerar economia para os cofres públicos e garantir mais eficiência na gestão dos municípios do interior do estado, a Associação Amazonense de Municípios (AAM) promoveu na manhã da última sexta-feira (13) o evento “Melhorias na Educação” onde foram apresentadas novas plataformas para o desenvolvimento da Educação na região norte do Brasil. A solenidade aconteceu na Faculdade Boas Novas (FBN) e contou com a participação do ministro da Educação do Brasil, Milton Ribeiro e de representantes de todos os 62 municípios do estado, que terão mais facilidade para executar obras públicas e projetos voltados para a educação.
Em um ato simbolizando a união dos governos locais, o presidente da AAM, Jair Souto (MDB) que também é prefeito do município de Manaquiri entrou no local acompanhado dos prefeitos do interior.
Jair ressaltou a importância do evento para garantir o andamento de obras públicas relacionadas a educação e para o retorno das aulas no interior do estado.
"Diante do déficit educacional existente, da pandemia e da enchente que foi assustadora para todos nós, isso é nada mais do que um grande recomeço para tentarmos concluir mais de 280 obras paralisadas no estado do Amazonas. Portanto é fundamental fazer esse realinhamento dos programas do MEC para recomeçarmos as aulas.", declarou Jair.
O prefeito também revelou que a iniciativa gera economia para os cofres públicos das cidades, pois facilita a logística entre as administrações locais e Ministério da Educação.
"Essa ação é fundamental porque os prefeitos e secretários não precisaram se deslocar até Brasília para resolver algumas situações de obras e programas financiados pelo MEC. Nesse evento, os profissionais do ministério vieram até Manaus e estão aqui para resolver todos os impasses e fazer entregar essas melhorias para educação e consequentemente beneficiar a população, os jovens e as crianças de todo interior do estado do Amazonas", disse.
Conquista histórica
O ministro da educação, Milton Ribeiro, oficializou uma parceria entre a Associação dos Municípios do Amazonas e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que vai permitir a ampliação da oferta de cursos para o interior
"Hoje eu tenho a grande alegria de assinar um protocolo entre a UFAM e a AAM e levar a universidade aos 61 municípios do estado através do EAD. Esse é um grande passo para o desenvolvimento do nosso estado", declarou o Milton.
Além da participação do ministro e dos representantes de todos os 62 municípios do interior do estado, o evento contou ainda com a presença do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) Marcelo Lopes da Ponte, do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), dos deputados federais Átila Lins (PP), Capitão Alberto Neto (Republicanos), Delegado Pablo (PSL), Silas Câmara (Republicanos), Sidney Leite (PSD) e da deputada estadual e presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) Therezinha Ruiz (PSDB).
Atendimentos
Seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, o evento permitiu a realização de atendimentos aos prefeitos, secretários e servidores dos municípios, que receberam apoio técnico para adesão às plataformas do FNDE e nos demais serviços viabilizados pela Associação como programas PAV da Receita Federal, INSS Digital, Programa UFAM no Interior, Sistema Hermes do Tribunal de Justiça, Programa Prefeito Amigo da Criança da Fundação Abrinq, Portal da Transparência e Diário dos Municípios. Ainda, também foi realizado atendimento técnico financeiro sobre ICMS, FPM, CAUC, entre outros.