Institucional
AAM mostra união com grande participação de prefeitos do Amazonas na XXV Marcha
Marcha dos Municípios em Brasília: Prefeitos do Amazonas Unem Forças por Causas Importantes
Marcha dos Municípios em Brasília: Prefeitos do Amazonas Unem Forças por Causas Importantes
A união dos municípios do Amazonas para participarem da XXV Marcha a Brasília, ressalta o compromisso de campanha do atual presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Anderson Sousa, que teve e tem como slogan de sua gestão “Municípios Unidos, Estado Fortalecido”. A Marcha que acontece de 20 a 23 deste mês, é o maior evento municipalista da América Latina e promete ser um momento crucial para grandes conquistas.
A mobilização realizada pela Associação Amazonense de Municípios (AAM), resultou até agora, na confirmação da participação (inscrição) de 37 prefeitos, dois vice-prefeitos, dez presidentes de câmaras, 28 vereadores e 32 secretários municipais. Com mais de 70% dos municípios do Amazonas representados no evento, é possível ver claramente a união, a coesão e determinação na busca por pautas que promovam melhorias significativas na vida dos munícipes. A união dos prefeitos do Amazonas reflete não apenas o compromisso com suas respectivas comunidades, mas também, uma visão coletiva, de que, a cooperação entre os municípios é fundamental para impulsionar o progresso regional e nacional. “Estamos muito otimistas com o número de prefeitos que estarão participando do evento e muitos que não estarão presentes, por estarem envolvidos em suas pré-campanhas, estão enviando seus representantes, dentre eles, vereadores, secretários e presidentes de câmaras”, disse o presidente da AAM e prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa.
Entre os temas prioritários para os líderes municipais estão questões ambientais, desenvolvimento sustentável, infraestrutura, saúde e educação. A região amazônica enfrenta desafios únicos e urgentes, e a presença massiva dos representantes municipais ressalta a importância de se abordar essas questões em nível nacional. “É preciso entender que são pautas de interesse coletivo. E independente de bandeira partidária, meu compromisso enquanto presidente da Associação Amazonense de Municípios é com todos os municípios do Amazonas e com o povo também. Continuaremos, enquanto entidade defensora dos municípios lutando pelos direitos, meu compromisso é esse”, ressaltou o presidente da Associação Amazonense de Municípios e prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa.
Na oportunidade, dentre as pautas a serem a presentadas estão: o apoio a Pec 66/23, que torna fundamental a presença de todos para definição junto ao Congresso e ao Governo Federal. Na terça-feira (21), acontece uma reunião estratégica com a bancada federal, para definir estratégias junto ao Ministério da Saúde, Desenvolvimento Regional, Defesa Civil, Cidade e Cidadania para o período de estiagem e queimadas. “O número de gestores comprometidos com esta XXV Marcha, nos mostra que nossos amigos prefeitos e prefeitas, estão cientes da importância de vossas presenças e de nossa união em prol do desenvolvimento e fortalecimento dos municípios”, afirmou o presidente da AAM, Anderson Sousa.
Gestão pautada no compromisso com municipalismo
A entidade municipalista tem tido um representante ativo e defensor de seus direitos. O também prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa, tem conquistas significativas em sua gestão, marcada pela conquista de mais de R$ 400 milhões na estiagem passada, dinheiro repassado direto para os municípios, com base no FPM de cada. Inclusive, Anderson Sousa, esteve na semana passada, na tribuna do plenário do senado, expondo a situação orçamentária e financeira dos municípios, pedindo medidas cabíveis e, se necessário, judicialização na questão da desoneração, onde logo após seu apelo ao presidente do senado, Rodrigo Pacheco, foi anunciado o acordo de manutenção da oneração dos municípios em 8%, ao longo de 2024. "Agradeço ao presidente Pacheco por nos ajudar a sairmos vitoriosos e ao presidente Lula que prova a cada dia seu amor e compromisso com o povo brasileiro”, afirmou o presidente da AAM e prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa.