O presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM) e prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa, se reuniu nesta terça-feira (05/02) com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilson Muniz, com o objetivo de discutir a implementação do Grupamento Integrado de Combate a Incêndio e Proteção Civil (GCIP) nos 21 municípios prioritários, que já foram contemplados para aderir ao programa. Até o momento, 14 municípios já estão em fase de adesão: Maués, Tefé, Novo Airão, Autazes, Tapauá, Itapiranga, Humaitá, Novo Aripuanã, Lábrea, Manaquiri, Rio Preto da Eva, Boca do Acre, Careiro e Presidente Figueiredo.
O GCIP foi criado com base na lei federal nº 13.425, de 30 de março de 2017, que prevê a criação de serviços de prevenção de combate a incêndios e atendimento a emergências em municípios que não possuem postos do Corpo de Bombeiros.
O programa será coordenado pelo Corpo de Bombeiros do Amazonas e receberá um aporte financeiro de R$ 23,7 milhões do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Esse valor será destinado para a aquisição de veículos (carros pipa), equipamentos, treinamento e pessoal, com o objetivo de estruturar e fortalecer unidades operacionais locais. A seleção dos municípios beneficiados foi feita com base no ranking de queimadas no estado do Amazonas, que atualmente representam 92% dos registros de focos de calor.
Os municípios interessados em aderir ao programa deverão manifestar oficialmente seu interesse até o final desta semana, por meio de ofício, destacando a adesão e solicitando a implantação do programa em seu município. O Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas está reforçando o aviso para os municípios contemplados no GCIP que o prazo para manifestação de interesse encerra na sexta-feira (09/02).
Como aderir
Os municípios deverão encaminhar o ofício para o endereço eletrônico gabinetebombeiros@gmail.com, em atenção ao Excelentíssimo Senhor Orleilso Ximenes Muniz, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, e enviar uma cópia para meioambiente@aam.or.br. Após o recebimento das solicitações, o Corpo de Bombeiros formalizará um Termo de Cooperação Técnica com os municípios envolvidos. Para mais informações, o Corpo de Bombeiros disponibiliza os seguintes contatos: (92) 99123-3129 (Institucional) – Corpo de Bombeiros, (83) 99115-4414 (Ten. Portinary) – Corpo de Bombeiros e (92) 98622-0476 (Mineia Santana) – AAM.
ASCOM AAM
Veja também: Presidente da AAM participa de apresentação do Plano de Implementação do Grupamento de Combate a Incêndio no Interior