A Associação Amazonense de Municípios (AAM), vai realizar mais uma edição do programa de capacitação da entidade, nesta quarta-feira (02), às 10hs, com o tema “Ações Educativas de Prevenção às Queimadas”.
A realização é uma parceria com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), com o objetivo de capacitar os profissionais na gestão ambiental e na prevenção de queimadas, promovendo a conscientização e fortalecendo práticas sustentáveis para reduzir os impactos do fogo em áreas rurais e urbanas dos municípios. O palestrante do IPAAM será Arivelto Marical, tecnólogo em Saneamento Ambiental, acompanhado pelas mediadoras da AAM, as advogadas Elena Pissolato e Thays Silva.
Queimadas no Amazonas
Em 2024, o Amazonas enfrenta uma das piores crises de queimadas dos últimos 26 anos, com mais de 21,6 mil focos de incêndio registrados até setembro. Este aumento significativo das queimadas tem gerado uma onda de fumaça que afeta todos os 62 municípios do Amazonas.
Impactos da Estiagem
A seca de 2024 já é considerada a pior da história do Amazonas, afetando mais de 747 mil pessoas em todo o estado. A escassez de água está isolando comunidades e prejudicando a economia local, com todas as calhas dos rios em estado crítico de vazante. Em Manaus, o Rio Negro está a menos de um metro de atingir a vazante recorde do ano passado.
Importância do Evento
Diante desse cenário alarmante, o evento promovido pela AAM e IPAAM é de extrema importância. Ele visa capacitar gestores, secretários, servidores e técnicos de meio ambiente e Defesa Civil dos municípios para enfrentar esses desafios. A participação é gratuita e a transmissão será feita via plataforma Zoom.
Para realizar sua inscrição, clique aqui.