As Secretarias Municipais e Estaduais de Educação têm até o dia 13 de fevereiro para realizar, no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC), o cadastro dos professores públicos elegíveis ao Reconhecimento Mais Professores, iniciativa vinculada ao Programa Mais Professores para o Brasil, do Ministério da Educação.
O procedimento deve ser feito pelas secretarias de educação, com base na consulta às escolas da rede, incluindo a relação nominal dos docentes elegíveis e a assinatura do termo de compromisso e responsabilidade quanto à veracidade das informações. Estão aptos ao reconhecimento os professores que estiveram em efetivo exercício em escolas públicas no ano letivo de 2024, conforme critérios definidos a partir do Censo Escolar 2024 e de indicadores educacionais oficiais.
O Reconhecimento Mais Professores prevê a premiação de até 100 mil docentes em todo o país, por meio da concessão de um voucher no valor de R$ 3 mil para aquisição de equipamentos tecnológicos, com operacionalização da Capes e do Banco do Brasil. Após a etapa de cadastro pelas redes de ensino, os professores deverão realizar a solicitação do benefício por meio da Carteira Nacional Docente do Brasil.
“A AAM acompanha de perto as políticas de valorização dos profissionais da educação e orienta os gestores municipais para que cumpram os prazos e garantam que os professores elegíveis dos municípios do Amazonas não sejam prejudicados”, destacou o presidente da Associação Amazonense de Municípios, Anderson Sousa.
As informações são da área de Educação do Núcleo Técnico da AAM. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].


