A Associação Amazonense de Municípios comunica a todos os gestores municipais que o prazo para participar do Levantamento Nacional “Retrato da Educação Infantil no Brasil: Acesso e Disponibilidade de Vagas” foi estendido até o dia 21 de julho. Esta pesquisa, liderada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Gabinete de Articulação pela Efetividade da Política da Educação no Brasil (Gaepe-Brasil), é uma colaboração entre diversas instituições públicas e da sociedade civil. O objetivo é coletar dados que serão fundamentais na elaboração de um plano de ação nacional para assegurar o direito à educação infantil.
Inicialmente previsto para encerrar em 7 de julho, o prazo foi prorrogado para permitir que todas as redes de ensino possam contribuir com o levantamento. É essencial que cada secretaria participe, mesmo aquelas onde não há fila de espera por vagas, para que se tenha um panorama completo da situação em todo o país.
O preenchimento das respostas deve ser feito através do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec), acessando a plataforma diretamente ou através do link enviado aos e-mails dos secretários de Educação.
Este levantamento é parte de um esforço maior, alinhado com a cooperação federativa e a Lei nº 14.851/2024, que exige dos municípios e do Distrito Federal o levantamento e a divulgação da demanda por vagas em creches e a expansão da oferta educacional. A iniciativa é apoiada por um grupo de trabalho especializado em educação infantil, incluindo o MEC, o Instituto Articule, a Atricon, o IRB, o CNJ, a FMCSV, a Rede Nacional Primeira Infância, a Uncme, a Undime, o Unicef e a AudEducação/TCU.
A Associação Amazonense de Municípios enfatiza a importância da contribuição de cada rede para este levantamento e encoraja todos os gestores a cumprirem com este dever cívico, garantindo assim o desenvolvimento contínuo e a melhoria da educação infantil em nosso Amazonas.
Informações e Foto Divulgação: MEC