A Prefeitura de Manaus lançou, na manhã desta terça-feira (8), no Parque Municipal do Mindú, a campanha “Todos Contra as Queimadas”, com foco na prevenção e combate aos incêndios florestais no período de estiagem. O presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Anderson Sousa, participou da solenidade e reforçou o apoio institucional da entidade aos esforços integrados em defesa do meio ambiente e da saúde pública.
A iniciativa da prefeitura, liderada pelo prefeito David Almeida, reúne ações educativas, fiscalização, uso de tecnologia e integração entre secretarias municipais. Um dos destaques da campanha é a utilização de drones com sensor térmico e zoom de até 112 vezes, capazes de identificar focos de calor com alta precisão. “Sem incêndio não há fumaça. Essas consequências da fumaça trazem problemas na saúde pública. Por isso, estamos nos antecipando com esta campanha”, afirmou o prefeito.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima, Fransuá Matos, esse é o primeiro drone com essas especificações utilizado por uma instituição pública no Brasil. O equipamento possui sensor de calor com raio laser e será operado em áreas com maior incidência de queimadas.
A campanha é coordenada pelo Comitê Municipal de Combate às Queimadas, vinculado à Semmasclima, com a participação de nove secretarias, entre elas a Casa Civil, Semulsp, Semed, Semsa, Semseg, Semasc, Semcom e o Centro de Cooperação da Cidade. Além do monitoramento, estão previstas ações educativas em comunidades, escolas e regiões de transição entre zonas urbana e rural, inclusive com o apoio da Guarda Ambiental Municipal.
Para o presidente da AAM, a mobilização capitaneada por Manaus é fundamental para toda a região. “A iniciativa da Prefeitura de Manaus é um exemplo para os demais municípios. A prevenção às queimadas exige união, planejamento e responsabilidade. A AAM está à disposição para fortalecer essas ações em todo o interior do Amazonas”, destacou Anderson Sousa.
Quem for de Manaus e presenciar queimadas pode colaborar com as autoridades. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmasclima) orienta que, ao fazer uma denúncia, a pessoa registre vídeos, anote o endereço completo da ocorrência e entre em contato pelo Disque 153 ou pelo site slim.manaus.am.gov.br.