Prefeitos e secretários de saúde dos municípios do Amazonas estiveram reunidos na última quinta -feira (12), na associação Amazonense de Municípios, para discutir a respeito da municipalização da saúde.
Dentre as reivindicações está a ampliação do acesso da população a assistência farmacêutica. Os gestores solicitaram, ainda, junto ao deputado Cabo Maciel, que também esteve presente na reunião, que se busque um diálogo junto ao governo do estado, levando as propostas dos municípios, como a efetivação do plano estadual de saúde, do que diz respeito as responsabilidades do estado, a revisão do termo de compromisso de gestão e do POA.
Segundo o secretário de saúde do município de Iranduba, o município gastou 30% do orçamento em saúde. “A conta não fecha! A retirada do F.T.I da saúde foi um desastre”, declarou o secretário de saúde do município de Iranduba, Ricardo Freitas.
“ Eu assumi esse compromisso no dia da minha posse como presidente da Associação Amazonense de Municípios, de cobrar das esferas estadual e federal a respeito de seus direitos, inclusive no âmbito da saúde, para que, desta forma, nenhum município seja prejudicado, dentro de suas responsabilidades e atribuições”, afirmou o presidente da associação Amazonense de Municípios e prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa.
O deputado Cabo Maciel destacou, que todos os municípios do Amazonas, estão passando por dificuldades com o crescimento dos usuários do sistema. “Vamos solicitar uma reunião junto ao secretário de saúde do estado, para que, cada município possa expor sua necessidade”, se comprometeu o deputado estadual Cabo Maciel.
Redação: Elane Castro
Edição: Vanessa Campelo