Os municípios do Amazonas recebem nesta quarta-feira (9) o repasse adicional de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), referente à Emenda Constitucional nº 84/2014. O recurso já está sendo creditado nas contas das prefeituras e representa uma importante conquista do movimento municipalista. Já a primeira parcela de julho do FPM será paga amanhã (10), com valor líquido de R$ 139,3 milhões para o estado.
Segundo o relatório técnico, o repasse de 1% adicional segue os coeficientes atualizados até 30 de junho e utiliza fator de multiplicação de 1,7629, conforme previsto para julho de 2025. Já a 1ª parcela do FPM de julho, com crédito previsto para quinta-feira (10), soma R$ 174.156.303,76 em valor bruto.
Para o presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), Anderson Sousa, os repasses reforçam a importância do FPM como fonte vital para a gestão local. “O FPM é a base financeira da maioria dos nossos municípios. A entrada do 1% extra hoje e da primeira parcela amanhã é fundamental para manter os serviços e garantir investimentos. A AAM continuará firme na defesa de um pacto federativo mais justo para os municípios amazonenses”, afirmou.
As informações são da área de Finanças do Núcleo Técnico da AAM. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail 📧 financas@aam.org.br.