Faltam 100 dias para a realização da XXVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, maior evento municipalista da América Latina, que ocorrerá de 18 a 21 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. A Associação Amazonense de Municípios destaca a relevância da presença dos gestores dos municípios do Amazonas no principal espaço nacional de articulação, debate e defesa das pautas municipalistas.
Promovida pela Confederação Nacional de Municípios, a Marcha reúne milhares de prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores e equipes técnicas de todo o país. O evento concentra discussões estratégicas sobre financiamento, políticas públicas, autonomia municipal e os desafios enfrentados diariamente pelas administrações locais, além de promover a troca de experiências e a apresentação de boas práticas de gestão.
Em um ano marcado pelo calendário eleitoral, a edição de 2026 ganha destaque com a expectativa de participação de pré-candidatos à Presidência da República. O momento permitirá que os gestores municipais apresentem, de forma direta, a realidade vivida nos municípios brasileiros e cobrem compromissos objetivos com o fortalecimento do municipalismo e a melhoria das condições de gestão nos entes locais.
Para o presidente da Associação Amazonense de Municípios, Anderson Sousa, a Marcha cumpre um papel central na agenda institucional dos municípios. “A Marcha é o principal espaço de escuta e diálogo do municipalismo brasileiro. É onde os municípios se unem, fortalecem suas pautas e mostram ao país a realidade da gestão pública na ponta, especialmente em regiões como o Amazonas, que têm desafios específicos”, afirmou.
Realizada desde 1998, a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios já resultou em conquistas históricas para as gestões municipais, somando mais de R$ 2 trilhões em avanços institucionais, financeiros e legislativos ao longo dos anos. Na edição de 2025, o evento registrou a participação de mais de 14 mil gestores, consolidando sua posição como o maior encontro municipalista da América Latina.
A AAM orienta os gestores amazonenses a garantirem participação e reforça que as inscrições já estão disponíveis no site oficial do evento: https://marcha.cnm.org.br/index.php.


