A Associação Amazonense de Municípios (AAM) reforça o convite da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para que os municípios do Amazonas que ainda não participam da Estratégia Alimenta Cidades manifestem interesse no novo ciclo de expansão da política pública. A iniciativa, denominada Alimenta Cidades +1000, está regulamentada pela Portaria nº 1.136/2025 e tem prazo de adesão aberto até 31 de janeiro de 2026.
O novo ciclo amplia a estratégia nacional de promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, com foco no fortalecimento das políticas públicas locais de segurança alimentar e nutricional, especialmente em territórios urbanos periféricos e em populações em situação de vulnerabilidade social. A adesão é feita exclusivamente por meio de formulário eletrônico na Plataforma Alimenta Cidades.
Os municípios participantes passam a ter acesso a um conjunto robusto de benefícios, como apoio técnico-institucional, capacitações por meio da Trilha Alimenta Cidades, práticas de imersão virtual e presencial, mentoria especializada, cooperação entre gestores e equipes técnicas, incentivo à inovação a partir de problemas reais e apoio à captação de recursos nacionais e internacionais. As cidades também ganham protagonismo e liderança colaborativa em nível nacional.
Para o presidente da AAM, Anderson Sousa, a estratégia representa uma oportunidade concreta de fortalecimento da gestão municipal. “A AAM atua para garantir que os municípios do Amazonas estejam integrados às políticas nacionais que geram impacto direto na vida da população. O Alimenta Cidades +1000 fortalece a gestão local, amplia o acesso a recursos e contribui para uma política alimentar mais justa e eficiente”, afirmou.
A AAM orienta prefeitos e prefeitas a não perderem o prazo e reforça seu compromisso em apoiar os municípios amazonenses no acesso a programas estratégicos do Governo Federal, que fortalecem a segurança alimentar e nutricional e promovem desenvolvimento com inclusão.


