Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Gestores: atenção aos prazos de realização das Conferências Municipais de Vigilância em Saúde

17 de julho de 2017.

Será realizado, entre os dias 21 e 24 de novembro, em Brasília, a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS). Com o tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, o evento é aberto à participação de usuários, trabalhadores, gestores, representantes de movimentos sociais, ONGs, entidades e instituições com atuação em defesa da saúde pública.

A 1ª Conferência tem como objetivo estender as discussões em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e desenvolver ações para a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde. O encontro também vai debater a integração dos programas de todas as vigilâncias, sendo: epidemiológicas, sanitárias, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública. Também tem entre os eixos discutir as responsabilidades do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde.

Oficinas, seminários e conferências livres já estão ocorrendo, em diferentes locais, para fortalecer o debate. A Conferência Nacional será precedida por etapas municipais e/ou macrorregionais, programadas para ocorrer de 22 de junho a 31 de agosto. As etapas estaduais serão de 1º de setembro a 21 de outubro.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) incentiva os gestores municipais a realizarem as Conferências em suas cidades. O potencial de auxílio à gestão com as atividades realizadas localmente é traduzido pelas oportunidades de reconhecimento da situação e projeções da Vigilância em Saúde no atual momento. Sobre o assunto, a área técnica da Saúde da CNM disponibilizou a cartilha Gestão Municipal da Vigilância em Saúde, divulgada durante a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Veja aqui a publicação

Fonte: Agência CNM.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página