Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Mutirão de exames no Novembro Azul em Maués

14 de Novembro de 2017

Os dados do Ministério da Saúde são preocupantes: um em cada seis homens desenvolvem câncer de próstata no Brasil. No total são 60 mil casos por ano e 13 mil deles morrem anualmente.

No Amazonas, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo no ranking total de casos, perdendo apenas para o câncer de colo de útero que atinge as mulheres.

Os números motivaram a Prefeitura de Maués (a 253 km de Manaus) a realizar uma ação diferenciada durante este mês, quando se celebra o Novembro Azul.

Nos dias 23, 24 e 25 uma equipe de três urologistas e mais 10 formandos em Medicina, liderados pelo especialista Cristiano Paiva, estará em Maués em um mutirão de consultas e exames a fim de diagnosticar possíveis casos de câncer em homens.

Desde o início de novembro, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Maués vem fazendo uma triagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de homens entre 45 e 70 anos de idade para que eles realizem ultrassonografia de próstata e exame de PSA. A partir disso, os que tiverem resultados com suspeita da doença serão atendidos pela equipe de urologistas.

“O que queremos é que a saúde do homem de Maués tenha a mesma atenção que damos à saúde da mulher. Todos aqueles casos em que forem detectados câncer de próstata serão encaminhados para tratamento”, explicou o prefeito de Maués, Junior Leite.

Esta será a primeira vez que o público masculino do município receberá uma ação direcionada para a prevenção e diagnóstico de câncer. 

E uma das maiores já realizadas no Amazonas. Os médicos irão atender em seis consultórios na Unidade Básica de Saúde Cecília Oliveira, no bairro Ramalho Júnior, que acaba de ser completamente reformada e reequipada. E cuja inauguração está marcada para o dia 17 de novembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação da AAM

registrado em:
Fim do conteúdo da página